Ofertas de até 50% de Desconto - Enviamos Para todo Brasil ! - Faça seu orçamento via WhatsApp (Clique Aqui)
link

Damiana - Turnera diffusa

R$ 3,00
R$ 3,00
Descrição do produto

Damiana - Turnera diffusa

A damiana é uma planta pertencente à família Turneraceae, nativa da América Central, México, América do Sul e do Caribe. A belíssima flor amarela é também uma poderosa erva medicinal, contendo propriedades afrodisíacas e funcionando como tônico para os nervos.

Constitui-se em um pequeno arbusto resistente que pode ser cultivado em diferentes solos e, assim, em diferentes locais. No entanto, não possui a mesma resistência às geadas e, por isso, em regiões de invernos rigorosos é preciso que essa espécie se desenvolva em ambientes fechados e adequados.

Produz flores pequenas e aromáticas. Floresce do início ao fim do verão e é seguido por frutas que se assemelham muito ao figo. É dito que o arbusto tem um odor de camomila, devido a um de óleo presente na planta


Damiana é Medicinal


A Damiana é uma planta medicinal muito utilizada principalmente devido à sua propriedade afrodisíaca, sendo capaz de aumentar o apetite sexual e ajudar no tratamento da impotência masculina, por exemplo. Além da sua propriedade afrodisíaca, a Damiana também possui ação antibacteriana, adstringente, emoliente, expectorante, anti-inflamatória, antioxidante, tônica, purgativa, antidepressiva e estimulante. Assim, a Damiana pode ser utilizada para auxiliar no tratamento de:

  • Bronquite, já que tem ação expectorante, ajudando a aliviar a tosse;
  • Problemas digestivos, pois é capaz de melhorar a digestão, ajudando também a prevenir a prisão de ventre;
  • Reumatismo, pois possui propriedade anti-inflamatória;
  • Cólicas menstruais, alterações do ciclo menstrual e secura vaginal, por exemplo, pois possui efeitos semelhantes aos dos hormônios femininos;
  • Infecções na bexiga e infecções urinárias, devido à sua propriedade antimicrobiana;
  • Falta de desejo sexual, já que é considerada afrodisíaca;
  • Ansiedade e depressão.

Além disso, a Damiana apresenta efeito anti-hiperglicemiante, ou seja, é capaz de evitar que os níveis de açúcar no sangue sejam muito elevados, podendo ser utilizada como forma de complementar o tratamento para diabetes, no entanto os estudos realizados apresentam resultados contraditórios.


Chá de Damiana

O consumo da Damiana normalmente é feito por meio do consumo do chá, em que são utilizadas as folhas dessa planta. Para fazer o chá basta colocar 2 folhas de Damiana em 200 ml de água fervente e deixar por cerca de 10 minutos. Em seguida, coar e beber.

É recomendado que o consumo dessa planta seja feito de acordo com a orientação do médico ou do fitoterapeuta para evitar os efeitos colaterais, sendo normalmente aconselhado o consumo de até 2 xícaras por dia.


Efeitos colaterais e contraindicações

Os efeitos colaterais da Damiana estão relacionados com o consumo excessivo dessa planta, podendo causar problemas no fígado e nos rins, além de poder ter efeito laxativo e diurético. O uso em grandes quantidades dessa planta medicinal também pode causar insônia, dor de cabeça, náuseas e vômito, por exemplo.

Como ainda são necessários mais estudos para que sejam comprovados os efeitos dessa planta no organismo, bem como a dose tóxica para o corpo, é aconselhado que mulheres grávidas ou que estejam em fase de amamentação não façam uso da Damiana.



Especificações técnicas

quando ela estiver maior, a muda pode ser transplantada para o vaso onde vai crescer e mesmo para o solo.

regue os potes , de preferência, deixe-os em lugares bem iluminados, o que vai ajudar na germinação da damiana.

Já quando for transplantar a damiana para o seu local definitivo, é importante que a planta receba de 8 a 10 horas de sol por dia.

Além disso, a troca de lugar, de preferência, deve ser feita quando já estiver bem quente. Desse modo, o indicado é que o cultivo da damiana seja realizada um mês e meio antes do verão chegar.

Depois que a damiana for colocada diretamente no solo ou no vaso onde vai permanecer é importante que ela seja irrigada logo em seguida. No entanto, como ela não precisa ser molhada com muita frequência é preciso cuidar para não dar mais água do que o necessário. Em lugares e épocas do ano em que chove bastante, ela pode nem ter que ser irrigada.


Medidas

Média

20-25 cm